Call Center

Salvador e Região Metropolitana (71) 3345 8200
Feira de Santana 4020 8880
Alagoinhas 0800 071 8200
Seg à Sex - 6h às 19h Sábado - 6h às 17h

Blog

Saúde

Saúde do idoso: prevenção contribui para o envelhecimento saudável

25 de julho0 Comentários

Ter um envelhecimento saudável é uma realidade possível. Até pouco tempo, o estágio de maior maturidade da vida estava associado a uma série de restrições físicas e cognitivas, que dificultavam uma vida independente, mas isso mudou.

Para se ter uma ideia, nos últimos 70 anos, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população está vivendo mais, em média 75,8 anos, e está mais ativa. O aumento dessa expectativa esteve acompanhado de uma série de fatores que contribuíram para a mudança de hábitos, como uma alimentação mais saudável, a prática de atividades físicas e a atenção à saúde, com visitas regulares ao médico.

“Envelhecer não é sinônimo de adoecer”, avalia a geriatra Juliana Rocha. Ela explica que o envelhecimento tem como característica a perda de alguma reserva funcional e que essa perda é um processo natural.  É por isso que a qualidade de vida na terceira idade também está relacionada à atenção que é dada antes dos 60 anos, idade em que as pessoas passam a ser consideradas idosas no Brasil.

Nesse contexto, a prevenção contribui para a minimização do impacto que essas perdas funcionais podem trazer à saúde do idoso.

“A prática de atividade física, por exemplo, fortalece a musculatura, o que ajuda na minimização de quedas e fraturas. A hidratação contribui para o bom funcionamento dos órgãos e a proteção solar contribui para minimização dos efeitos nocivos causados pela exposição excessiva ao Sol, como envelhecimento precoce e câncer de pele”, reforça a geriatra.


Você sabia que a geriatria contribui para o envelhecimento saudável?

“Como a geriatria está associada ao envelhecimento, é mais procurada pelas pessoas que já chegam à terceira idade, mas o ideal seria que as pessoas buscassem a especialidade antes, a partir dos 40 anos, como forma de iniciar o planejamento para um envelhecimento saudável”, explica Juliana Rocha.

A geriatria estuda e trata das doenças ligadas ao envelhecimento. Tem uma visão integrada da saúde e atua para minimizar os efeitos ou curar as patologias mais comuns nessa fase da vida.  A especialidade contribui para investigação das condições de saúde, trabalhando para prevenir ou minimizar os efeitos das patologias mais comuns nessa fase da vida, proporcionando mais saúde na terceira idade.

 

O envelhecimento saudável está associado à prevenção. Para cada fase da vida, um cuidado específico. Conheça os pacotes especiais do Labchecap para Check-UP.

Você também pode ser interessar por:

Sem categoria

Labchecap abraça campanha de conscientização pelo Outubro Rosa

10 de outubro0 Comentários

O Labchecap lançou campanha de conscientização pelo Outubro Rosa, um movimento que visa à orientação e reforço à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Neste ano, a campanha fala da importância do cuidado, reforçando que a atenção à saúde deve ser contínua. O movimento Outubro Rosa é uma bandeira do Labchecap.

Outubro Rosa Labchecap: atenção para todas as fases da vida

O Labchecap realiza exames laboratoriais e de imagem que contribuem para a detecção de qualquer alteração do tecido mamário que necessite de acompanhamento médico. O paciente que deseja fazer seus exames de rotina no Labchecap tem à disposição a unidade Paulo VI, que realiza ultrassonografia e mamografia, e a unidade Cabula, que possui agenda disponível para exames de ultrassonografia. O agendamento pode ser realizado pela central de atendimento do Labchecap, através do número (71) 3345-8200.

Fazer exames regulares é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama.  Quanto mais cedo forem detectadas alterações, maiores as chances de cura.

Sem categoria

Labchecap realiza exames toxicológicos para renovação da carteira de habilitação

01 de outubro0 Comentários

O Labchecap – Laboratório e Imagem realiza exames toxicológicos para renovação da carteira de habilitação.

A empresa é credenciada pela Psychemedics Brasil e realiza o exame em 14 unidades. Além da cidade de Salvador, o teste poderá ser realizado nas cidades de Feira de Santana e Alagoinhas.

Os atendimentos para esse tipo de teste acontecerão a partir das 10h da manhã e não precisam de marcação prévia. No ato do exame, será necessária a apresentação da guia de encaminhamento disponibilizada pela Psychemedics Brasil.

O exame toxicológico é obrigatório para emissão e renovação da CNH nas categorias C,D ou E. O exame não exige preparação e é feito a partir da análise do cabelo ou pelos. É rápido e indolor.

 Unidades Labchecap que realizam exame toxicológico para renovação da habilitação

Barra, Cabula, Caminho das Árvores, Costa Azul, Dom João VI, Imbuí, Itapuã, Patamares, Paulo VI, Pituba, São Rafael, Vilas do Atlântico, Feira de Santana e Alagoinhas

Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento através dos números (71) 3345 8200, 4020 8880 (Feira de Santana) e 0800 071 8200 (Alagoinhas) ou através do canal Fale Conosco, no site.

 

Responsável Técnico de Laboratório: Dr. Josemar Fonseca Silva – CRF 1290

Responsável Técnico de Imagem: Dr. Lucas da Gama Lobo – CRM 16202