Call Center

Salvador e Região Metropolitana (71) 3345 8200
Feira de Santana 4020 8880
Alagoinhas 0800 071 8200
Seg à Sex - 6h às 19h Sábado - 6h às 17h

Blog

Exame

Dia Nacional da Mamografia: um alerta para a detecção precoce do Câncer de Mama

01 de fevereiro0 Comentários

No próximo dia 5 de fevereiro será celebrado o Dia Nacional da Mamografia.  A data visa sensibilizar a população quanto à importância do exame, um valioso aliado para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no mundo. No Brasil, é o segundo tipo mais recorrente, ficando atrás somente do câncer de pele. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que a doença afete 57 mil pessoas por ano e, apesar de ser mais recorrente entre as mulheres, a doença também pode ocorrer entre os homens.

Quando detectado precocemente, a chance de cura ou controle da doença aumenta para 95%. É nesse contexto que se destaca o papel essencial da mamografia, um exame de imagem que permite o estudo do tecido mamário. O método identifica alterações nas mamas, como lesões e nódulos, mesmo quando ainda não são palpáveis, ou seja: antes mesmo de poder ser identificada através do autoexame. O procedimento dura cerca de 30 minutos e confere maior precisão ao diagnóstico.

Quando começar?

O Ministério da Saúde recomenda que a primeira mamografia seja feita aos 35 anos. A partir dos 40, as mulheres devem realizar o exame anualmente.  No entanto, a idade para que se faça a mamografia pode variar conforme a indicação do médico. O profissional deve considerar o histórico familiar, suspeita de nódulos e até mesmo identificação de fatores de risco, que consideram aspectos associados à vida reprodutiva, ao comportamento e ambiente de cada pessoa.

Tipos de mamografia

Existem dois diferentes tipos de mamografia: a convencional e digital. Ambas utilizam o raio-X para a produção da imagem, mas se diferem quanto à captação. Enquanto a convencional guarda a imagem em um filme cassete, a digital transmite a imagem para o computador, o que auxilia no armazenamento, recuperação e análise do exame.

Referência na Bahia, o Labchecap Diagnóstico e Imagem realiza, diariamente, o exame. A clínica possui equipamentos de ponta para garantir qualidade e precisão dos resultados. Os exames são realizados na unidade da Avenida Paulo VI, de segunda a sexta, das 7h às 19h30, e aos sábados, das 8h ao meio dia, mediante agendamento.

Você também pode ser interessar por:

Sem categoria

Labchecap abraça campanha de conscientização pelo Outubro Rosa

10 de outubro0 Comentários

O Labchecap lançou campanha de conscientização pelo Outubro Rosa, um movimento que visa à orientação e reforço à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Neste ano, a campanha fala da importância do cuidado, reforçando que a atenção à saúde deve ser contínua. O movimento Outubro Rosa é uma bandeira do Labchecap.

Outubro Rosa Labchecap: atenção para todas as fases da vida

O Labchecap realiza exames laboratoriais e de imagem que contribuem para a detecção de qualquer alteração do tecido mamário que necessite de acompanhamento médico. O paciente que deseja fazer seus exames de rotina no Labchecap tem à disposição a unidade Paulo VI, que realiza ultrassonografia e mamografia, e a unidade Cabula, que possui agenda disponível para exames de ultrassonografia. O agendamento pode ser realizado pela central de atendimento do Labchecap, através do número (71) 3345-8200.

Fazer exames regulares é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama.  Quanto mais cedo forem detectadas alterações, maiores as chances de cura.

Sem categoria

Labchecap realiza exames toxicológicos para renovação da carteira de habilitação

01 de outubro0 Comentários

O Labchecap – Laboratório e Imagem realiza exames toxicológicos para renovação da carteira de habilitação.

A empresa é credenciada pela Psychemedics Brasil e realiza o exame em 14 unidades. Além da cidade de Salvador, o teste poderá ser realizado nas cidades de Feira de Santana e Alagoinhas.

Os atendimentos para esse tipo de teste acontecerão a partir das 10h da manhã e não precisam de marcação prévia. No ato do exame, será necessária a apresentação da guia de encaminhamento disponibilizada pela Psychemedics Brasil.

O exame toxicológico é obrigatório para emissão e renovação da CNH nas categorias C,D ou E. O exame não exige preparação e é feito a partir da análise do cabelo ou pelos. É rápido e indolor.

 Unidades Labchecap que realizam exame toxicológico para renovação da habilitação

Barra, Cabula, Caminho das Árvores, Costa Azul, Dom João VI, Imbuí, Itapuã, Patamares, Paulo VI, Pituba, São Rafael, Vilas do Atlântico, Feira de Santana e Alagoinhas

Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento através dos números (71) 3345 8200, 4020 8880 (Feira de Santana) e 0800 071 8200 (Alagoinhas) ou através do canal Fale Conosco, no site.

 

Responsável Técnico de Laboratório: Dr. Josemar Fonseca Silva – CRF 1290

Responsável Técnico de Imagem: Dr. Lucas da Gama Lobo – CRM 16202