Call Center

Salvador e Região Metropolitana (71) 3345 8200
Feira de Santana 4020 8880
Seg à Sex - 6:30h às 19h Sábado - 6:30h às 17h

Horário de atendimento

Veja os horários das nossas unidades clicando aqui

Dúvidas Frequentes

Laboratório

  • Beber água "quebra" o jejum?

    Geralmente não. A água pode ser ingerida na quantidade habitual, a não ser que o médico tenha feito alguma recomendação especial a esse respeito. Raras exceções são feitas para determinadas provas funcionais específicas. Nesse caso, o paciente será informado ao marcar o exame.

  • Bebidas alcoólicas interferem nos exames de sangue?

    Sim, especialmente na determinação dos triglicerídeos e gama-glutamiltransferase (GGT). Por isso, o ideal é não ingerir bebida alcoólica, pelo menos dois dias, antes de fazer o exame.

  • Com quantos dias de atraso pode ser realizado o exame de gravidez no sangue?

    Com cerca de 10 a 15 dias após a relação sexual (onde possa ter ocorrido possível fecundação) o exame de HCG, realizado no sangue, já poderá estar positivo.

  • Como realizar a coleta de urina do meu bebê?

    O Labchecap disponibiliza um coletor especial para bebês em todas as suas unidades de atendimento.

  • Fumar antes da coleta de sangue pode interferir nos resultados dos exames?

    Em alguns casos sim, por isso, evite fumar antes da coleta.

  • Jejum muito prolongado altera resultados de exame?

    Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa  variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não  recomenda a coleta de exames após jejum prolongado, mas a equipe técnica  do laboratório poderá ser consultada para avaliar cada caso em particular.

  • Meu médico dispensou o jejum, como devo proceder?

    A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum, para adultos. Como o Laboratório é um apoio ao diagnóstico médico, devem ser seguidas as orientações que este determinar. Porém, é necessário  que o recepcionista seja informado para que o mesmo disponibilize as  informações necessárias no sistema para área técnica.

  • O resultado de gravidez deu positivo, como posso saber o período de gravidez?

    O título do HCG não dá informação precisa sobre o tempo gestacional. O exame ideal para tal é a ultrassonografia. Sempre de acordo com o médico.

  • Os medicamentos interferem nos exames laboratoriais?

    Em alguns casos sim. Por isso é sempre importante informar o nome dos medicamentos em uso aos recepcionistas do Laboratório. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só poderá ser feita sob orientação do seu médico. Existem exames que devem ser realizados antes da próxima dose da medicação. Por exemplo: lítio, ácido valpróico, fenitoína e ciclosporina.

  • Para que serve o Teste do Pezinho e quando devo realizá-la no meu bebê?

    O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.

    A coleta deverá ser feita entre o 3º e 30º dia de vida, e de preferência na primeira semana de vida. Quanto mais cedo for realizada a coleta, mais precocemente será iniciado o tratamento dos casos afetados.

  • Para realizar a coleta de fezes para exame, é preciso tomar algum cuidado especial?

    Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia e nem estar em jejum. Isso vale para quase todos os tipos de exame de fezes. O Laboratório não sugere o uso de laxantes para a coleta de fezes, esta orientação só pode ser dada pelo seu médico.

    O Labchecap adotou um novo método para realização do exame parasitológico de fezes – TF TEST. O novo método utiliza um conjunto de três frascos com conservante, que lhe permite efetuar as coletas em três dias diferentes sem a necessidade de se deslocar a cada coleta, pois o material é preservado em boas condições por até 30 dias, mantido sem refrigeração. O paciente deverá trazer o material após o término das três amostras. Estes novos coletores de fezes são disponibilizados em todas as unidades de atendimento.

  • Para realizar a pesquisa de sangue oculto é necessário fazer uma dieta especial?

    Não. O Labchecap realiza este exame através da técnica utilizando um anticorpo monoclonal específico para hemoglobina humana. Com isso, eliminamos a necessidade da dieta alimentar, não havendo reação cruzada com hemoglobina de outros animais.

  • Para realizar os testes de absorção de Xilose, Lactose ou Sacarose é necessário agendamento prévio?

    O agendamento prévio é necessário apenas para as pessoas que possuem um peso inferior a 25Kg. Para estes indivíduos é necessário informar ao laboratório  no momento do atendimento o peso.

  • Pode ser feita a coleta de sangue após esforço físico?

    O exercício deve ser habitualmente evitado antes da coleta dos exames uma vez que interfere em uma série de dosagens como, por exemplo, glicose, prolactina, cortisol, aldosterona, CPK, entre outros. Testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.

  • Pode ser feita a coleta durante o período menstrual?

    Os exames realizados no sangue podem ser realizados em qualquer fase do ciclo menstrual (mesmo durante a menstruação), sempre respeitando a orientação recebida pelo médico. A coleta de exames de urina e fezes, entretanto, deve ser evitada durante a menstruação uma vez que pode ocorrer a contaminação das amostras com sangue falseando resultados.

  • Por que devemos desprezar o primeiro jato, quando realizamos exames de urina comuns?

    Porque com o primeiro jato são carreadas células e bactérias normalmente presentes na uretra. Situações em que seu médico precise avaliar o primeiro jato urinário, ele irá emitir uma solicitação específica.

  • Por que, às vezes, após a coleta de sangue, o local da punção fica roxo?

    Isto se deve a um extravasamento de sangue para fora da veia denominado de equimose ou hematoma. Embora raro e sem maior conseqüência, é uma reação orgânica que pode ocorrer apesar do empenho do Labchecap em utilizar avançados materiais e sistemas para obtenção de amostra de sangue. Este fato pode ocorrer devido ao uso de medicações que alterem a coagulação do sangue, ou mesmo veias finas, delicadas, com muita pressão e da falta de boa compressão no local da punção.

  • Quais exames laboratoriais necessitam de abstinência sexual?

    A abstinência sexual é recomendada com período distintos a depender do exame a ser realizado:

    Homens: espermograma de 3 a 5 dias; antígeno prostático total e/ou livre (PSA) no mínimo 2 dias

    Mulheres: culturas vaginal e/ou endocervical no mínimo 2 dias

    É recomendável não realizar relação sexual na véspera do exame matinal de urina, no sentido de evitar aumento de leucócitos e hemácias na amostra. Nos casos em que há relação sexual, é possível que seja encontrado espermatozoides na amostra a ser analisada.

  • Todos os exames de sangue têm que ser feitos em jejum?

    Nem todos. O tempo de jejum varia de acordo com o exame requisitado. Por exemplo, no caso da glicose é necessário de 8 a 12 horas de jejum, colesterol total e frações e triglicerídeos são necessárias de 12 a 14 horas. Já outros exames, como o grupo sangüíneo e hemograma, não sofrem influência da alimentação. Para maiores dúvidas o laboratório disponibiliza uma equipe técnica pronta a esclarecer o tempo de jejum ideal para cada exame.

Responsável Técnico de Laboratório: Dr. Josemar Fonseca Silva – CRF 1290

Responsável Técnico de Imagem: Dr. Lucas da Gama Lobo – CRM 16202