Call Center

Salvador e Região Metropolitana (71) 3345 8200
Feira de Santana 4020 8880
Alagoinhas 0800 071 8200
Seg à Sex - 6h às 19h Sábado - 6h às 17h

Blog

Notícias

Neste verão, cuidado com a sobrecarga e as lesões no joelho. Saiba mais sobre a condromalácia patelar

20 de fevereiro0 Comentários

O verão é uma das estações que mais estimulam a atividade física. Com dias mais longos, nos sentimos estimulados a praticar esportes. No entanto, é preciso cautela para não sobrecarregar as articulações do corpo, como o joelho.

Uma das lesões mais recorrentes no consultório dos ortopedistas é a condromalácia patelar, uma condição causada pela sobrecarga na articulação femoropatelar. Seu principal sintoma é a dor frequente na parte da frente do joelho, sentida, sobretudo, na realização de atividades recorrentes, como subir escada, levantar de uma cadeira, agachar, correr e dirigir.

Também chamada de condropatia patelar, a lesão acomete 25% da população e é mais recorrente nas mulheres.

Se interessou pelo assunto? Confira a entrevista com o médico ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, David Sadigursky.

Dr. David Sadigursky

Labchecap: Quais as principais causas que contribuem para a lesão?

David Sadigursky: A principal causa é o encurtamento muscular, a atrofia do músculo e o erro postural. Há também as causas anatômicas, ou seja: que fazem parte da própria anatomia do joelho. Acontece quando a patela do paciente se encaixa de forma inadequada. Isso é mais recorrente em pacientes com a chamada “patela alta” ou com displasia da tróclea.

Labchecap: Qualquer pessoa pode desenvolver?

David Sadigursky: Existe uma predisposição genética, relacionada a alterações anatômicas, mas qualquer atleta pode desenvolvê-la. Isso acontece porque a condição também está relacionada a erros posturais, atrofias e, principalmente, erros executados durante a atividade física. É por isso que antes de fazer um treinamento intensivo é indicado que a pessoa passe por um profissional para avaliar sua condição.

Labchecap: Como é feito o diagnóstico?

David Sadigursky: O diagnóstico é feito por meio da análise clínica, aquela que é realizada no consultório, e através dos exames de imagem, como a radiografia, que permite a avaliação das alterações anatômicas; e a ressonância, que permite avaliar o estágio de comprometimento da cartilagem.

Labchecap: Quanto tempo dura o tratamento?

David Sadigursky: Não existe um tratamento imediato, mas o paciente precisa, pelo menos, de um período acima de oito semanas para sentir uma melhora significativa. Isso porque o tratamento envolve um conjunto de fatores, como o fortalecimento da musculatura, correção postural e alongamentos. Mas esse tempo pode variar. Há pacientes que levam seis meses até ter um resultado. É uma das patologias mais frequentes e, mesmo sendo considerada simples, é uma das mais difíceis de tratar devido ao tempo que esse tratamento pode levar.

Conte com o Labchecap para cuidar da sua saúde. Faça seu exame de imagem nas unidades Paulo VI e Salvador Shopping.

Labchecap. Mais do que perto, do seu lado.

Você também pode ser interessar por:

Notícias

Curso Nove Meses: segundo encontro do curso de gestantes e pais destaca a amamentação

18 de março0 Comentários

O segundo encontro do Curso Nove Meses para gestantes e pais acontecerá no dia 30 de maço. Nesta data, os participantes poderão aprender e tirar suas dúvidas sobre amamentação.

A programação ainda prevê a discussão sobre a importância e coleta do teste do pezinho e as primeiras vacinas do recém-nascido.

O curso acontecerá na unidade Labchecap Kids, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 01, Pituba, das 16h às 18h. O espaço possui estrutura confortável, com estacionamento e manobrista gratuito.

As vagas são limitadas e é necessário se inscrever através dos números 71 99171-4115 (whatsapp), 3500-4115 ou 3500-4116. Os interessados poderão participar mediante a doação de 2kg de alimentos por pessoa.

Confira os assuntos do dia 30/03:

  • Amamentação I – aula ministrada pela consultora em aleitamento materno e especialista em UTI neonatal Fernanda Nunes;
  • Primeiras vacinas do recém-nascido – aula ministrada pela enfermeira e gerente do Seimi Labchecap, Kátia Bulhões;
  • Teste do pezinho. Sua importância e coleta – aula ministrada pela coordenadora técnica do Labchecap, Vetúria Oliveira.

Amamentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças. A Organização sugere que bebês sejam alimentados de forma exclusiva até os seis meses de vida e que a amamentação continue acontecendo por até dois anos junto com outros alimentos.

Primeiro encontro

primeiro encontro do Curso Nove Meses para gestantes e pais aconteceu no dia 26 de janeiro e tratou sobre o desenvolvimento do recém-nascido e da gestante. A programação também contemplou a discussão sobre vacinas, a importância dos exames no pré-natal e o papel da ultrassonografia.

Notícias

Confira nossas dicas de verão para você aproveitar a estação com mais saúde

13 de março0 Comentários

No verão, costumamos ficar mais leves. Desaceleramos a rotina para recuperar o fôlego e ficar mais próximos de quem amamos.

É nesse período que nos tornamos mais predispostos para aproveitar o dia e realizar atividades ao ar livre. No entanto, também é preciso ter uma atenção especial e adotar alguns cuidados.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar o verão da Bahia com mais saúde.

1 – Hidrate-se
Beba bastante líquido. Isso ajuda a controlar sua temperatura do corpo e a mantê-lo hidratado. Pessoas que por algum motivo tenham restrição quanto à quantidade de líquidos devem seguir as orientações do médico que o acompanha.

2 – Alimente-se bem
Faça pelo menos três refeições diárias e dois lanches saudáveis por dia. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra de alimentação. Substitua esse tipo de alimento por opções mais saudáveis e leves. Evite também bebidas alcoólicas e não pule as refeições.

3 – Pratique atividades físicas
Torne sua vida mais saudável. Pratique alguma atividade e alongue-se bem antes de qualquer exercício. Evite a sobrecarga para evitar lesões musculares e antes de iniciar qualquer atividade física, faça uma avaliação com o seu médico.

4 – Proteja a pele
Os raios solares implicam em efeitos nocivos para a saúde. Por isso, o filtro solar é essencial para a pele. Além do corpo, é necessário proteger os lábios. Reforce a ação do filtro com o uso de óculos escuros e chapéus.

5 – Faça os seus exames de rotina
Em geral, recomenda-se para adultos saudáveis pelo menos uma vez ao ano fazer os principais exames laboratoriais e de imagem. A frequência do check-up preventivo deve ser estabelecida pelo médico assistente, a depender do estado de saúde de cada pessoa. Pessoas com histórico de diabetes, problemas cardiológicos, câncer e outras doenças devem fazer exames mais específicos e com uma periodicidade menor, conforme indicação do médico assistente.

Nesse verão, cuide de você, de quem você ama e conte com o Labchecap para cuidar de toda a sua família. Exames laboratoriais, de imagem e vacina mais do que perto. Do seu lado.

Condições especiais de pagamento até o dia 20 de março de 2019.

Responsável Técnico de Laboratório: Dr. Josemar Fonseca Silva – CRF 1290

Responsável Técnico de Imagem: Dr. Lucas da Gama Lobo – CRM 16202