Perguntas Frequentes
Tire sua dúvida sobre exames laboratoriais.

Geralmente não. A água pode ser ingerida na quantidade habitual, a não ser que o médico tenha feito alguma recomendação especial a esse respeito. Raras exceções são feitas para determinadas provas funcionais específicas. Nesse caso, o paciente será informado ao marcar o exame.

Sim, especialmente na determinação dos triglicerídeos e gama-glutamiltransferase (GGT). Por isso, o ideal é não ingerir bebida alcoólica, pelo menos dois dias, antes de fazer o exame.

Com cerca de 10 a 15 dias após a relação sexual (onde possa ter ocorrido possível fecundação) o exame de HCG, realizado no sangue, já poderá estar positivo.

O Labchecap disponibiliza um coletor especial para bebês em todas as suas unidades de atendimento.

É importante observar que alguma parte da roupa sobre a região estudada pode interferir diretamente no resultado, gerando falsas imagens (artefatos). O Labchecap fornece vestes adequadas para a realização dos exames de imagem, para maior conforto dos pacientes e para evitar que, eventualmente, alguma substância utilizada durante o exame (contraste por exemplo) possa danificar as roupas. Ressalta-se que os profissionais que realizam exames de imagem utilizam aventais, que contêm uma camada de chumbo. Isto é feito para proteção destes profissionais, que estão diariamente expostos a pequenas doses de radiação.

Na grande maioria das vezes não é necessário. Recentemente foram desenvolvidos meios de contraste específicos para o ultrassom. Entretanto, sua utilização é muito restrita. Cada caso é analisado por médicos que decidem se há necessidade da utilização dos meios de contraste.
Editar | Edição rápida | Colocar na lixe

O exame é realizado por um técnico/biomédico, mas temos médicos de plantão.

Em alguns casos sim, por isso, evite fumar antes da coleta.

Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado, mas a equipe técnica do laboratório poderá ser consultada para avaliar cada caso em particular.

A ressonância magnética utiliza um campo magnético potente que pode interferir no funcionamento de marcapassos. Então, para a segurança do próprio cliente, é proibida a realização de exames de RM em clientes com marcapasso. Também é recomendado não realizar exames de RM em pacientes operados de aneurisma, que possuam “clips” potencialmente ferromagnéticos, e com próteses auditivas fixas. Pessoas com marcapasso cardíaco ou bombas de demanda eletromagnéticas, tipo bomba de insulina subcutânea, deve se aproximar de um equipamento de ressonância magnética. Os aparelhos dentários, “stents”, DIUs ou outras próteses articulares interferem na realização de exames de imagem se estiverem muito próximos da região estudada. Entretanto, o radiologista responsável pelo atendimento pode avaliar cada caso para julgar se esses objetos de metal que não podem ser retirados do corpo dos pacientes atrapalharão a realização ou a análise do exame.

Meio de contraste é uma substância utilizada em exames de diagnóstico por imagem para contrastação de partes do organismo. Torna possível analisar em detalhes as regiões do organismo interessam ao médico que solicitou o exame. Os meios de contraste podem ser administrados via oral, intra-venosa,  uretral, retal etc. A escolha da melhor forma de administração depende do exame solicitado e da região de interesse. Os meios de contraste são utilizados em exames radiológicos, tomografia computadorizada, ressonância magnética e mais recentemente em ultrassons. Cada caso é analisado por médicos que decidem se há necessidade ou não de utilização dos meios de contraste.

O título do HCG não dá informação precisa sobre o tempo gestacional. O exame ideal para tal é a ultrassonografia. Sempre de acordo com o médico.

Em alguns casos sim. Por isso é sempre importante informar o nome dos medicamentos em uso aos recepcionistas do Laboratório. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só poderá ser feita sob orientação do seu médico. Existem exames que devem ser realizados antes da próxima dose da medicação. Por exemplo: lítio, ácido valpróico, fenitoína e ciclosporina.