Previna-se da meningite: mantenha seu esquema vacinal atualizado
Previna-se da meningite: mantenha seu esquema vacinal atualizado

A vacina contra a meningite é a medida mais eficaz de prevenção. Ela protege contra os principais agentes infecciosos da doença, que atinge crianças e adultos.

Algumas vacinas, como a BCG, a Tríplice e Tetra Viral além de protegerem contra as meningites bacterianas, doença grave e que frequentemente causa surtos e epidemias, também previnem contra a meningite tuberculosa e algumas meningites virais.

No Brasil, as vacinas para proteção contra a meningite meningocócica são encontradas na rede pública e na particular, como o Seimi Labchecap.

Enquanto a rede pública disponibiliza a imunização para o meningococo do tipo C, no Seimi Labchecap, além do tipo C, há a vacina meningocócica contra o tipo B e a meningocócica conjugada ACWY, que protege contra os quatro grupos.

Conheça os sintomas, tratamento e formas de prevenção da Meningite

O tipo mais comum é o viral, mas também há ocorrência de meningites bacteriana (considerada mais grave) ou causada por fungos e a meningite tuberculosa. O tratamento ocorre com a pessoa internada e pode variar de acordo com o agente etiológico.

A meningite é transmitida pelo contato entre as pessoas, através de secreções. Seus principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, enjoos, vômito, rigidez de nuca, e em alguns casos pode ocorrer manchas vermelhas na pele e fotofobia.

Conte com o Seimi Labchecap para cuidar da sua saúde. Conheça as nossas unidades e escolha a mais próxima de você.