Call Center

Salvador e Região Metropolitana (71) 3345 8200
Feira de Santana 4020 8880
Alagoinhas 0800 071 8200
Seg à Sex - 6h às 19h Sábado - 6h às 17h

Blog

Saúde

Meningite: conheça os sintomas, tratamento e formas de prevenção da doença

03 de setembro0 Comentários

A meningite é uma doença grave, que se caracteriza pela infecção das membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro, atingindo o sistema nervoso central.   É causada por agentes infecciosos e pode acometer adultos e crianças.

O tipo mais comum da doença é o viral, mas também há ocorrência de meningites bacteriana (considerada mais grave) ou causada por fungos. O tratamento ocorre com a pessoa internada e pode variar com o agente etiológico.

A meningite é transmitida pelo contato entre as pessoas e pela via fecal-oral. Os principais sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, enjoos e vômito, rigidez de nuca, e em alguns casos pode ocorrer manchas vermelhas na pele e fotofobia.

Dados da meningite em 2018

Entre os meses de janeiro e junho de 2018, a Bahia registrou 159 casos da doença e 28 óbitos.  No mesmo período do ano passado, o estado notificou e 213 casos e 24 óbitos.

A vacinação é maneira mais segura de proteção contra a meningite

Algumas vacinas contra meningite fazem parte do calendário básico de vacinação do brasileiro. Elas são eficazes e garantem uma proteção prolongada.

Na rede pública, é disponibilizada a imunização para o meningococo do tipo C.  Já nas clínicas particulares, como o Seimi Labchecap, além do tipo C, há a vacina meningocócica contra o tipo B e a meningocócica conjugada ACWY, que protege contra os quatro grupos. Saiba a diferença entre elas:

Meningocócica C conjugada: pode ser administrada a partir do segundo mês de vida, com duas doses no primeiro ano, um reforço no segundo ano, entre 12 e 15 meses. É recomendada uma dose de reforço entre os 5 e 6 anos de idade e outra na adolescência.

Meningocócia B: pode ser administrada a partir do segundo mês de vida, com três doses no primeiro ano e uma dose reforço entre os 12 e 15 meses.  Em crianças,  adolescentes e adultos de até 50 anos que não foram vacinados antes é recomendada a aplicação de duas doses, com intervalor de um mês.

Meningocócica conjugada A,C,W,Y: utilizada a partir dos dois meses de vida, com esquema de duas doses e reforço entre 12 e 15 meses. Recomenda-se reforços aos 5 anos e 11 anos de idade. Para adolescentes e adultos, dose única, com um reforço após 5 anos da data de aplicação, considerando a situação epidemiológica do local.

 

Conte com o Seimi Labchecap para cuidar da sua saúde. Conheça a nossas unidades e escolha a mais próxima de você

Você também pode ser interessar por:

Notícias

Mães compartilham cuidados e o Labchecap compartilha cuidados com elas: live no Instagram com Marina Novaes. Participe!

17 de maio0 Comentários

Em homenagem ao mês das Mães. Preparamos uma programação especial para elas. Participe da live com Marina Novaes para um bate-papo com especialistas do Labchecap.

Acompanhe nossas dicas sobre exames de imagem e vacinas para os cuidados com a saúde das mamães e dos seus filhos.

Confira a programação das lives:

  • 21/05 (terça-feira) às 20h o tema abordado será exames de imagem
  • 28/05 (terça-feira) às 20h a temática será vacinas.

A transmissão ao vivo será no instagram @blogdesafiosdamatenidade.

Pensando em compartilhar mais cuidados com os nossos pacientes essa live com Marina Novaes, Influencer Digital, idealizadora e administradora do Blog Desafios da Maternidade. Ela passou três anos tentando engravidar, fez tratamento assistido para gravidez, e hoje, aos 35 anos, é mãe da princesa Melissa, que nasceu no dia 17 de Abril de 2018 prematura com 36 semanas.

Labchecap, mais do que perto. Compartilhando carinho e cuidado lado a lado.

Notícias

Curso Nove Meses: terceiro encontro do curso de gestantes e pais aprofunda sobre o tema amamentação

15 de maio0 Comentários

Neste terceiro encontro do Curso Nove Meses para gestantes e pais que acontecerá no dia 01 de junho na unidade do Labchecap Kids, os participantes poderão aprofundar, aprender e tirar suas dúvidas sobre amamentação e outros assuntos importantes. Confira!

Com uma programação planejada especialmente para uma fácil absorção de conteúdo sobre amamentação e cuidados com o bebê, serão abordados os seguintes temas:

  • Vacina de 0 a 6 meses – a palestra será ministrada pela enfermeira e gerente do Seimi Labchecap, Kátia Bulhões;

  • Cuidados e indicações de coleta em RN – está aula será ministrada por Catarina Ribeiro, farmacêutica e gerente de atendimento do Labchecap;

  • Alimentação para nutriz – será ministrada por Joseane Magalhães, pós graduanda em Nutrição Materno Infantil, atua no atendimento especializado para gestantes, nutrizes e crianças até 2 anos de idade;

  • Amamentação II – aula ministrada pela consultora em aleitamento materno e especialista em UTI neonatal Fernanda Nunes.

 

 

Nesta edição contaremos com uma convidada muito especial, Marina Novaes, digital influencer do Blog Desafios da Maternidade, Ela contará um pouco da sua experiencia materna e os desafios enfrentados por ser uma mãe tentante.

Amamentação

Sobre a amamentação vale salientar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) possui orientações sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças. ela sugere que bebês sejam alimentados de forma exclusiva até os seis meses de vida e que a amamentação continue acontecendo por até dois anos junto com outros alimentos.

A unidade do Labchecap Kids está localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 01, Pituba. O encontro será dia 01 de Junho das 16h às 18h

No evento você vai encontrar um espaço com estrutura confortável, estacionamento e manobrista gratuito.

Fique atento

**As vagas são limitadas e é necessário se inscrever através do botão abaixo.

**Para mais informações você pode entrar em contato através dos números 71 99171-4115 (whatsapp), 3500-4115 ou 3500-4116.

**Para participar do curso, os inscritos deverão levar 2kg de alimento não perecível por pessoa no dia do evento.

 

Do Beta HCG ao teste do pezinho, o Labchecap está mais do que perto. Do seu lado! Conheça o nosso check-up pré-natal.

Responsável Técnico de Laboratório: Dr. Josemar Fonseca Silva – CRF 1290

Responsável Técnico de Imagem: Dr. Lucas da Gama Lobo – CRM 16202