Call Center

Salvador e Região Metropolitana (71) 3345 8200
Feira de Santana 4020 8880
Alagoinhas 0800 071 8200
Seg à Sex - 6h às 19h Sábado - 6h às 17h

Blog

Sem categoria

Atualização da caderneta de vacinação é a medida mais eficaz contra o sarampo e a poliomielite

11 de julho0 Comentários

 

O Brasil está enfrentando um surto de sarampo. Boletins atualizados apontam que a doença, que havia sido erradicada no Brasil, vitimou mais de 900 pessoas nos estados de Roraima e Amazonas entre os meses de janeiro e maio deste ano.  Casos da doença também foram confirmados no Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

O sarampo é uma doença grave e contagiosa, que provoca inflamação generalizada nos vasos sanguíneos e pode levar o indivíduo à morte.  É uma doença de transmissão direta, ou seja: de pessoa para pessoa, através de tosse, espirro e saliva. Seus principais sintomas envolvem febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

A doença não possui tratamento específico e a medida mais eficaz de prevenção é através da imunização. A vacina tríplice viral, que também imuniza contra caxumba e rubéola, deve ser administrada ainda na infância, em duas doses. A primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Adolescentes e adultos de qualquer idade, que não tenham sido vacinados, devem se imunizar.

“É considerada protegida a pessoa que tem duas doses após um ano de vida, com intervalo de um mês. Se não tem comprovação de uso, é importante se vacinar”, comenta a médica infectologista do Seimi Labchecap, Ceuci Nunes.

Poliomielite

Neste mês de Julho, o Ministério da Saúde ainda alertou sobre o risco de reintrodução da poliomielite em 312 cidades brasileiras, sobretudo daquelas que estão abaixo da meta de cobertura vacinal, que é de 95%. Em todo o país, o alerta é para a necessidade de atualização do esquema vacinal de adultos e crianças.

A doença foi considerada erradicada no continente desde 1994, mas tem apresentado baixa cobertura vacinal, uma realidade que pode resultar no retorno da doença ao país.

Popularmente conhecida como paralisia infantil, a poliomielite atinge adultos e crianças, afetando os nervos e podendo levar à paralisia. Assim como acontece com o Sarampo, a medida de prevenção mais eficaz contra a doença é através da imunização.  “A vacinação contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos 4 e 6 meses. Além disso, são necessários reforços aos 15 e 18 meses e quando a criança completa 5 anos de idade”, reforça Ceuci Nunes.

Tanto a vacina contra o sarampo quanto a poliomielite fazem parte do calendário básico de vacinação. As doses podem ser encontradas na rede pública e em clínicas particulares, como o Seimi Labchecap.

 

Você poderá se interessar por:

*Conheça o serviço de atendimento domiciliar do Seimi Labchecap

 *Não fique na dúvida: Conheça o calendário vacinal 

 *Confira nossa lista com as principais doenças e suas respectivas vacinas

*Vacina contra a gripe é a medida mais eficaz de prevenção

 

 

 

Você também pode ser interessar por:

Notícias

São João do Labchecap Kids: você cuida do seu filho enquanto ele se diverte

13 de junho0 Comentários

O Anarriê chegou por aqui e a unidade Labchecap Kids já entrou no clima de São João.

Nesse mês de junho, temos uma programação especial com decoração temática e algumas das brincadeiras típicas dessa época do ano. Enquanto aguarda atendimento, seu filho pode se divertir com jogos de argolas e pescaria. Além disso, pode tirar foto no nosso painel junino. Tudo para entreter e animar os pequeninos.

Quem disse que levar as crianças para fazer exame e tomar vacina é algo complicado?

 

No Labchecap Kids você conta com a estrutura e atendimento especializado para o público infantil. Além disso, a unidade possui estacionamento e manobrista gratuitos

Não perca a nossa programação junina. A criançada vai adorar. Você cuida de seu filho e ele se diverte no São João do LABCHECAP KIDS.

Notícias

A unidade São Rafael mudou de endereço

11 de junho0 Comentários

A partir deste mês de junho, o Labchecap São Rafael passou a  funcionar em um novo endereço. O serviço que você já conhece, agora muito mais completo!

No novo endereço, a unidade conta com maior capacidade de atendimento.

A mudança foi viabilizada para proporcionar mais conforto e comodidade para o cliente na hora realizar seus exames. O novo endereço possui instalações mais modernas e ainda conta com um amplo estacionamento.

Confira o novo endereço: Avenida São Rafael, nº 1200, térreo, São Marcos.

Ponto de Referência: ao lado do Posto Menor Preço.

 

 

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 06h às 16h | Sábado: 6h às 12h | Domingos e feriados: das 7h às 12h

Horário das Coletas: Segunda a Sexta: 6h às 15h30 | Sábado: 6h às 11h30 | Domingos e feriados: 7h às 11h

Mais informações: (71) 3345-8200

Labchecap. Mais do que perto, do seu lado.

Responsável Técnico de Laboratório: Dr. Josemar Fonseca Silva – CRF 1290

Responsável Técnico de Imagem: Dr. Lucas da Gama Lobo – CRM 16202